Tudo que você precisa saber sobre Gramado – Rio Grande do Sul
Gramado - Uma cidade Apaixonante

Tudo que você precisa saber sobre Gramado – Rio Grande do Sul

Gramado tem a melhor estrutura turística do Rio Grande do Sul e é hoje o principal destino turístico do Estado e o quarto do Brasil. Uma linda cidade na Serra Gaúcha. Um pequeno e harmonioso recanto ao Sul do Brasil. Gramado surgiu como um refúgio para o descanso dos tropeiros. Mas este pequeno município já nasceu predestinado ao turismo. Logo, os primeiros visitantes descobriram o ar fresco da Serra Gaúcha e o veraneio tornou-se um hábito.

Aqui vive um povo cheio de vitalidade, que ama a sua terra. Aqui o frio serve para aproximar as pessoas e as neblinas para emoldurar momentos felizes com quem gostam. Os canteiros transbordam de flores e a mesa é sempre farta.

Escondida na encantadora Serra Gaúcha, Gramado mescla os caprichos da natureza com o talento empreendedor de seu povo. Num amplo e verdejante Gramado, os viajantes descansavam à sombra das árvores na dura subida do Litoral para a Serra. A vocação para o turismo faz de Gramado um dos destinos turísticos mais desejados do país, reunindo a diversidade gastronômica, a qualidade da hotelaria e lugares incríveis que já se tornaram cartões postais.

O capricho nas casas, ruas e praças e o empenho em manter um amplo calendário de eventos, tornam a cidade ainda mais atraente.

Uma boa caminhada ou passeio de bicicleta ao redor do Lago Negro, que tem bosque e pedalinhos, é uma forma gostosa de iniciar um bom dia em Gramado. Às vezes a neblina cobre o lago e a paisagem fica, realmente, “européia”. O outro lago é a Joaquina Bier. Menor, não tem tanto charme quanto o Lago Negro. Mas quem quer andar com aquela sensação de estar “respirando o verde” deve mesmo visitar o Parque Knorr. Com 70 mil metros quadrados, casas de enxaimel, desníveis de terreno, permitem que se tenha a sensação de estar no meio de um bosque, em certos momentos.

Para as crianças, a atração especial em Gramado é o Mini-Mundo, uma cidade miniaturizada, com castelos europeus, prédios vários, criados pelo esforço de uma família.

Os amantes da ecologia e meio ambiente devem visitar a Cascata dos Narcisos e a Véu de Noiva. Ambas ficam bem próximas do centro da cidade, e as placas indicativas são fáceis de seguir. E os amantes do cinema podem dar um pulo no Palácio dos Festivais, situado na rua principal de Gramado. É ali que se realiza o Festival de Cinema, evento que tornou a cidade mais conhecida ainda.

Em Gramado você encontra também: Artesanato, malhas, chocolates aos montes, vinhos e os “móveis de Gramado”. Lojas e restaurantes por todos os lados.

Considerada uma das rotas mais apaixonantes do Brasil, as estradas que levam à Serra Gaúcha reservam paisagens deslumbrantes.

Alguns trechos revelam cenários que parecem sair de filmes, tamanha a beleza dos lugares, ora margeados por hortênsias, ora pela mata verde de onde cantam os pássaros. Vale a pena fazer a viagem de carro, com direito a algumas paradas para apreciar e fotografar a natureza em estado de graça, portanto relaxe alivie a pressão no acelerador e curta este passeio inesquecível.

Booking.com

As melhores Atividades Esportivas e Ecoturismo de Gramado – Rio Grande do Sul

Para os turistas que procuram aventura, unindo natureza e diversão, emoção e prazer, Gramado é o lugar certo.

  • Arvorismo
  • Caminhadas
  • Ciclismo
  • Trilhas
  • Rafting
  • Rapel
  • Trekking
  • Tirolesa
  • Cabo aéreo
  • Golf
  • Duck
  • Cavalgada
  • Pêndulo

Pontos Turísticos de Gramado são um verdadeiro paraíso cultural 

Em Gramado você também poderá conhecer os melhores pontos turísticos para visitar. 

  • Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis)
  • Pórtico (Entrada Via Taquara)
  • Belvedere – Vale do Quilombo
  • Mini Mundo
  • Igreja São Pedro
  • Igreja do Relógio
  • Palácio dos Festivais – Cine Embaixador
  • Rua Coberta
  • Praça Major Nicoletti
  • Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel
  • Centro Municipal de Cultura I
  • Centro Municipal de Cultura II
  • Prefeitura Municipal
  • Praça das Comunicações – Casa do Colono
  • Rótula das Bandeiras
  • Lago Joaquina Rita Bier
  • Lago Negro
  • Museu do Perfume – Fragram
  • Museu do Chocolate
  • Museu do Piano
  • Museu Medieval – Brasões e Cutelaria em Geral
  • Cristais de Gramado
  • Kartódromo
  • Gramado Golf Club
  • Mundo Encantado

O maior charme de Gramado está em passear sem pressa pelo Centro da cidade, maior polo turístico, sobretudo nos 100 m da Rua Coberta, principal point de comprinhas de Gramado – como a Casa da Velha Bruxa, que serve um ótimo chocolate quente. Para o final da tarde, a opção de passear de pedalinho ou caminhar às margens do Lago Negro tem sido uma excelente escolha. No jantar, volte ao Centro e conheça a Casa di Paolo.

A Vitrine Turismo recomenda que seu passeio a Gramado, seja no minimo, três dias cheio, a fim de conhecer os principais pontos, aproveitar melhor os ambientes – Se você procura aventura, reserve um dia inteiro para aproveitar a montanha de neve do Snowland, com sua vila, restaurantes, área para crianças e, claro, seus esportes de inverno. À noite, para seguir a tradição dos Alpes, escolha uma fondue para o jantar. Percorra a Avenida das Hortênsias com o Passaporte Museus de Gramado na mão e visite o Hollywood Dream Cars, o Super Carros, o Dreamland Museu de Cera e o Harley Motor Show. As crianças adoram os animais do Gramadozoo, com espécies em extinção e espécimes exclusivos da fauna brasileira. Recomendamos que para aproveitar a viagem a Gramado, esticar até cidade de Canela.

Pontos turistico de Gramado – RS

Como Chegar em Gramado – Rio Grande do Sul

De Carro:

Porto Alegre a Gramado

Gramado está localizada a 115 km de Porto Alegre. A duração de viagem (independente do caminho) é de aproximadamente duas horas. Saindo da capital gaúcha em direção a Serra, o visitante pode optar por três caminhos:

Porto Alegre-Gramado (via Gravataí/Taquara)

Através da Free-Way (BR-101), no município de Gravataí, pega a RS-020, que liga Porto Alegre a Taquara. A partir de Taquara deve-se pegar a RS-115 que passa pelas cidades de Igrejinha e Três Coroas. A RS-115 é uma estrada modelo, com uma condição de tráfego excelente, que apresenta um trecho curto de Serra entre Três Coroas e Gramado. Vale a pena diminuir a velocidade, curtir a brisa agradável da Serra e apreciar a bela paisagem.

Porto Alegre-Gramado (via Novo Hamburgo/Taquara)

É a principal rota que faz o trajeto Porto Alegre/Gramado. Saindo de Porto Alegre, pela BR-290, entra-se à esquerda na BR-116, em direção a Canoas. Trafegando o tempo todo em pistas duplicadas, o turista faz uma viagem segura e rápida de Porto Alegre até Novo Hamburgo. Em Novo Hamburgo quando acaba a pista dupla da BR-116, toma-se a RS-239, que está com a sua duplicação em fase de conclusão. Nesta estrada há um pedágio para chegar a Taquara. Também há pardais nos quilômetros 15 e 27 (80 km/h) e no quilômetro 29 há mais dois (60 km/h), de onde se parte para Gramado, pela RS-115, subindo a Serra.

Porto Alegre-Gramado (via Nova Petrópolis)

Um dos principais acessos a Serra Gaúcha é a BR-116. As dificuldades do intenso tráfego e o perigo constante oferecido pelo seu sinuoso traçado, são devidamente compensados por lindas paisagens que acompanham o trajeto até Nova Petrópolis, portão de entrada da Região das Hortênsias pela RS 235, distante 35 km de Gramado.

De ônibus:

De Porto Alegre para Gramado tem ônibus diariamente. É possível optar pela modalidade Executivo-Direto (via Gravataí) ou Semi-Direto, com uma única parada na rodoviária de Taquara. Independente da escolha, a viagem leva duas horas. Já de Caxias do Sul a Gramado o tempo de viagem é de 1h45min, também com diversas opções de horários.

De avião:

Porto Alegre – De alguns países e de vários estados brasileiros diariamente chegam vôos regulares até Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Para chegar a Gramado, a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho, é preciso pegar a rodovia RS-115, via Taquara, ou a RS-235, via Rota Romântica, que é o mais belo percurso para chegar até Gramado. Contratando traslado Aeroporto/Serra, o receptivo é feito pelo guia ainda no aeroporto. O transfer para Gramado é realizado de acordo com o número de pessoas, podendo ser de carro, vam, micro- ônibus ou ônibus de categoria turística. A viagem leva cerca de duas horas (115Km).

Caxias do Sul – Para quem chega pelo Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, localizado em Caxias do Sul, deve seguir por estrada (pela RS-122) até chegar a Gramado. A viagem leva cerca de 1h30min (70 km).

  • Aeroporto Internacional Salgado Filho
    Endereço: Av. Severo Dullius, 9010, Porto Alegre/Rio Grande do Sul
  • Aeroporto Regional Hugo Cantergiani
    Endereço: Av. Salgado Filho, 3451 Bairro Salgado Filho, Caxias do Sul/ Rio Grande do Sul

Onde se alojar em Gramado – Descubra hotéis e Pousadas de Gramado com preço que cabe no seu bolso

Para que tudo seja perfeito na sua visita a Gramado – Rio Grande do Sul, é necessário que você e sua família tenha um Roteiro já programado, e tudo isso, começa inicialmente com a hospedagem, existem diversas pousadas, hotéis, hotéis de luxos ao redor de Gramado, Gramado oferece uma variedade de locais para descanso, desde o mais barato até o mais o mais Luxuoso. Para descobrir uma hospedagem que caiba no seu bolso e esteja bem localizado, recomendo que utilizem o Booking, com ele, é possível, descobrir os valores de hospedagem em uma região e descobrir qual é o hotel que vai estar bem localizado para suas atividades turística.  

Booking.com

Nota: Para conseguir um hotel na alta temporada de inverno em Gramado, é preciso reservar com um ano de antecedência – as diárias sobem muito. Para economizar, vá entre fevereiro e maio ou entre setembro e outubro.

Conheças os melhores Hotéis de Luxo de Gramado

Hotel Estalagem St. Hubertus

Hotel Estalagem St Hubertus – Gramado – Rio Grande do Sul

 

Estalagem St. Hubertus, primeiro hotel no Rio Grande do Sul a participar da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, possui serviços personalizados, localização privilegiada e forte, consciência ambiental.

A melhor opção de hospedagem em Gramado é emoldurada por uma das paisagens mais lindas e visitada, o Lago Negro.

Booking.com

97% dos hóspedes que avaliaram esta acomodação disseram que ela atingiu ou superou as expectativas.

 

Valle D´Incanto Midscale Hotel

Valle D´Incanto Midscale Hotel

 

Localização privilegiada, acomodações charmosas e aconchegantes. O Hotel Valle D’Incanto foi pensado para fazer da estadia em Gramado, inesquecível.

Para uma estadia marcante e encantadora escolha o melhor. Escolha o Hotel Valle D’Incanto.

Booking.com

98% dos hóspedes que avaliaram esta acomodação disseram que ela atingiu ou superou as expectativas.

 

Hotel Ritta Höppner

Hotel Ritta Höppner – Gramado

A tradição da hospitalidade do Ritta Höppner iniciou em 1958 e, desde então, o hotel vem surpreendendo os seus hóspedes a cada visita, pelo atendimento personalizado e pelas inovações implementadas a cada ano. Hoje, o Ritta Höppner é considerado um dos melhores hotéis de Gramado, oferecendo ambientes elegantes, com arquitetura e decoração de inspiração europeia. Em todos os detalhes há a expressão da beleza e do carinho que tornam a estada única e especial. A localização central é privilegiada, a 900 metros da Rua Coberta e do Palácio dos Festivais, num dos bairros mais arborizados e tranquilos de Gramado. Caminhadas e passeios de bikes, fornecidas pelo hotel, são opções muito agradáveis.

Booking.com

97% dos hóspedes que avaliaram esta acomodação disseram que ela atingiu ou superou as expectativas.

Melhores Ofertas de Hotéis de Gramado em Rio Grande do Sul

Aproveite as ofertas de Resorts, hotéis e pousadas de Gramado para sua viagem!

Booking.com

Ofertas em Canela – Rio Grande do Sul

Booking.com
Fechar Menu