Manaus – Amazonas

Selvagem e moderna. Assim é Manaus Amazonas.

Em Manaus Amazonas, história e modernidade convivem harmoniosamente.

Manaus Amazonas apresenta características contrastantes. Ao mesmo tempo em que é localizada em meio à Floresta Amazônica, com acesso somente por barco ou avião, é uma cidade moderna e considerada grande pólo para a realização de eventos de lazer e de negócios. As mais de 600 indústrias sem chaminés (a zona franca) são outros destaques em Manaus Amazonas.

Engana-se quem imagina Manaus Amazonas uma cidade comum. Localizada na região norte do Brasil, à margem esquerda do Rio Negro, Manaus Amazonas é o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta: a Floresta Amazônica. Convive com um extraordinário estoque de recursos naturais, representado por 20% da reserva de água doce do mundo, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo.

Manaus Amazonas é ponto de partida para realização de passeios e aventura pela Floresta Amazônica. Em termos culturais, vale a pena conhecer o Teatro Amazonas, imponente obra de arte que representa os tempos áureos do ciclo da borracha.

No quesito gastronomia em Manaus Amazonas, a floresta amazônica revela inúmeras riquezas como é o caso das mais de duas mil espécies de peixes da região. Entre eles, são muito apreciados o pirarucu, o tucunaré, o tambaqui, o jaraqui e o acari. O guaraná também merece destaque, normalmente misturado a um xarope doce extraído da própria fruta e misturado a outras frutas amazônicas.

Artesanato
Os habitantes da floresta e integrantes de tribos indígenas do Estado produzem peças como cestas, redes, utilitários e adornos, utilizando sementes, cipós, fibras e madeiras regionais. A Central de Artesanato Branco e Silva reúne no mesmo espaço lojas de artesanato e locais onde se pode saborear a comida típica do Estado do Amazonas. Peças artesanais produzidas pelos índios podem ser encontradas também no Museu do Índio e na loja Artíndia, mantida pelo órgão governamental Funai (Fundação Nacional do Índio).

Zona Franca de Manaus
Criada como área de livre comércio para desenvolver a Amazônia Ocidental, a Zona Franca de Manaus Amazonas rapidamente se tornou um pólo de intensa atividade comercial e industrial. Aqui se concentram as principais indústrias brasileiras de eletroeletrônicos, relógios, bicicletas, computadores, brinquedos, jet skis, óculos e motocicletas, que abastecem o mercado interno. O comércio é vigoroso, oferecendo produtos de alta tecnologia a preços acessíveis.

Praias – Manaus – Amazonas

Em Manaus Amazonas você desfrutará das belíssimas praias como:

Praia Dourada
Atraente, é um empreendimento particular o que em nada impede que nos finais de semana, bem como em feriados os manauaras se divirtam juntamente com os turistas.

A Praia fluvial é banhada pelo igarapé do Tarumã e o rio Negro.

Praia Grande
Praia localizada às margens do rio Negro, cerca de 100 quilômetros distante de Manaus Amazonas e próximo às Ilhas Anavilhanas. É uma ilha fluvial de areias brancas e finas banhadas pelas águas do rio Negro. A vegetação é abundante e de um tom verde intenso. Na época da vazante, chega a uma extensão de quase 1,5 quilômetro.

Praia da Lua
Localizada a 23 km de Manaus Amazonas, a Margem Esquerda do Rio Negro, por via fluvial, tem esse nome por possuir o formato de uma lua em quarto crescente. Dotada de uma vegetação cuja beleza natural é mui rara, juntamente com sua extensão de areia branca em contraste com as águas negras do rio; negras, porém límpidas e geladas. Procurada tanto por turistas bem como pelos manauenses tanto nos finais de semana bem como nos feriados. É um ótimo local também para se acampar

Praia da Ponta Negra
A praia da Ponta Negra é um dos principais pontos turísticos da cidade de Manaus Amazonas, onde se oferece grandiosidade e opções para o lazer e o turismo. Desde sua reforma tornou-se ponto de encontro da população da capital amazonense, seja para nadar, correr, praticar vôlei, futebol, futevôlei, skate, caminhar ou simplesmente apreciar a beleza e a magia da natureza.

O local possui bares com músicas regionais ao vivo, restaurantes, sorveterias e parquinho para a diversão das crianças. Essa é o chamado “Cartão Postal de Manaus Amazonas em termos de Praia”. Tantos recursos prendem atenção do turista, que é recebido com muito prazer.

Com a lenta subida do rio, a praia praticamente desaparece e as águas chegam a tocar os sólidos paredões de pedra. Uma ótima vista para o pôr-do-sol.

Possuindo também um Anfiteatro com o seu nome tem capacidade para 15 mil pessoas e é equipado com sistema de som e vídeo de alta qualidade. Os mais importantes eventos artísticos são realizados no espaço.

Praia do Tupé
A praia do Tupé, localizada a 34 quilômetros de Manaus Amazonas, é bastante procurada por banhistas nos feriados e finais de semana. O acesso é feito exclusivamente por via fluvial. Durante a cheia do Rio Negro, a praia fica restrita a 20m de largura e, na vazante, atinge até 80m.

Pontos Turísticos – Manaus – Amazonas

Para o turista que desejar conhecer um pouco mais da cidade de Manaus Amazonas, não vai faltar opções.

Alfândega
Inaugurado em 1906 e utilizando matéria-prima da Inglaterra, foi um dos primeiros prédios a ser construído no Brasil com blocos em pedra.

Bosque da Ciência
Localizado na sede INPA, possui uma grande área rica em vegetação e animais da Amazônia.

Centro de Artes Chaminé
No passado foi uma importante estação de tratamento de esgotos, responsável por toda a cidade deManaus Amazonas. Hoje, representa um importante espaço para apresentações /exposições de arte.

Centro de Artesanato Branco e Silva
Qualquer produto tipicamente regional poderá ser encontrado neste Centro. É possível acompanhar a produção de peças, bem como adquirir qualquer produto. Não esqueça de provar da deliciosa culinária local.

Centro Cultural Palácio Rio Negro
Por muitos anos, foi sede do Governo Estadual. Atualmente é palco de exposições, shows musicais e teatro.

Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Área destinada ao conhecimento, exposições, artes, peças teatrais, reuniões, festivais.

Encontro das Águas
O rio Amazonas é formado do encontro entre os Rios Solimões (uma água barrenta) e Negro (água escura), forma-se o Amazonas propriamente dito.
A explicação para o fenômeno que gera esse belo espetáculo pode estar nos fatores densidade, temperatura e velocidade muito diferenciada entre os dois rios.

Igreja de São Sebastião
Construída em 1888, faz parte da Praça São Sebastião e do Teatro Amazonas.

Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição
Construída em 1695, é a primeira igreja construída na cidade de Manaus Amazonas. Em 1850 sofreu um incêndio e em 1878 teve finalmente sua conclusão. Possui seis sinos de origem portuguesa.

Jardim Botânico – Adolpho Ducke
Trilhas com guias, Biblioteca, exposições, educação ambiental, Produção de mudas.

Mercado Municipal “Adolfo Lisboa”
Uma réplica do mercado em Paris “Les Halles”. Principal porta de entrada na cidade da produção pesqueira e rural do estado.

Monumento Comemorativo Abertura dos Portos
End.: Praça São Sebastião – Centro (em frente ao Teatro Amazonas)

Palácio da Justiça
Prédio onde funciona o Tribunal da Justiça do Estado, também construído em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1900, e suas características arquitetônicas lembram as construções do 2º Império Brasileiro.

Porto de Manaus
Projetado e construído pelos ingleses, é uma interessante obra de engenharia, oscilando com a subida e descida das águas do Rio Negro. Inaugurado em 1902.

Parque Municipal do Mindu
End.: Avenida Perimetral Leste – Parque Dez

Praia da Ponta Negra
Principal ponto jovem da cidade de Manaus. No calçadão é possível caminhar, praticar esportes diversos, ver apresentações da dança local (Boi) em bares especiais.

Relógio Municipal
Construído para comemorar o centenário da elevação de Manaus Amazonas à categoria de cidade. Importado da Suíça a obra foi concluída em 1927.

Reservatório do Mocó
Inaugurado 1899. Possui uma estrutura interna de ferro importado da Inglaterra.

Teatro Amazonas
Construído em plena floresta amazônica, na época do Ciclo da Borracha, o Teatro Amazonas é uma das mais belas obras e referência da cultura no estado do Amazonas.

Zoológico do Cigs
O Zoo do Cigs é o maior centro de animais da região amazônica. Abriga desde onças, até pássaros.

Como chegar na cidade de Manaus – Amazonas
Náutico

O acesso é feito a partir de Belém, através de navio ou de balsa (para quem tem veículo próprio), até o terminal hidroviário da cidade de Manaus Amazonas. A viagem tem duração de cerca de 120h. O embarque pode ser feito também de Porto Velho, RO (96h de viagem).

Aéreo
O acesso é feito através do aeroporto Eduardo Gomes que opera as principais cias. aéreas.

Fica na Avenida Santos Dumont, 1350 – distante cerca de 15 km do centro da cidade de Manaus Amazonas.

Distância de outras capitais para a cidade de Manaus Amazonas:
São Paulo: 3.971 km
Rio de Janeiro: 4.374 km
Belo Horizonte: 3.951 km
Porto Alegre: 4.563 km
Salvador: 5009 km
BrasíliaBrasília: 3.400 km
Dados GPS da cidade de Manaus Amazonas:
Latitude: 03:06:07 (Sul)
Longitude: 60:01:30 (Oeste)

Onde Ficar – Manaus – Amazonas

A cidade de Manaus Amazonas se tornou um dos municípios turísticos mais interessantes do Brasil. Venha já descobrir o porque!

Fechar Menu