Santa Cruz de Cabrália – Bahia

Santa Cruz de Cabrália se destaca na Costa do Descobrimento pelas suas belezas naturais e histórico/culturais, as quais encantam e entusiasmam o visitante. Lembramos também que aqui temos uma excelente rede hoteleira, além da maravilhosa gastronomia. Conheça você também Santa Cruz Cabrália!

A história mostra a grande importância dessa Cidade para o nosso País, pois foi na Praia da Coroa Vermelha onde aportaram as naus de Pedro Álvares Cabral em 1500 e onde celebrou-se a 1ª Missa no Brasil em 26 de Abril de 1500.

Santa Cruz de Cabrália dispõe de praias praticamente desertas, rios navegáveis, ideais para a prática de esportes náuticos e passeios, e vilas de aspecto bucólico. Este município se desenvolveu rapidamente e, atualmente, é considerado um grande centro turístico, com moderna infra-estrutura.

A cidade fica entre o Rio João de Tiba e um quebra-mar natural, situado na baía de Cabrália. Nesta área existiu, inicialmente, o povoado de Santa Cruz, fundado pelo donatário Pero do Campo Tourinho, destruído pelos índios Aimorés em 1564. O local corresponde à atual área da Reserva Indígena da Tribo Pataxó, com sede na Coroa Vermelha, e é um dos ícones mais significativos da Costa do Descobrimento.

Vizinha de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália é tão bonita quanto e mais calma que a ilustre cidade. Utilizada como uma opção à falta de vagas em Porto Seguro, Cabrália consegue atrair o turista por sua própria beleza natural.

Compras:
Artesanato indígena de madeira: Centro de Artesanato Indígena (Praia da Coroa Vermelha, 8 km).

Construções Históricas:
Centro Histórico: Compreende a Igreja Matriz (1630), a Casa da Intendência (séc XVIII), ruínas de construções dos jesuítas e o Mirante da Cidade Alta.

Passeios:
Passeios de Escuna
• Até Recifes Coroa Alta, piscinas naturais, mergulho.

Passeio de Barco
• Pelo Rio João de Tiba e pela Costa Norte.

Passeio de Barco
• De Santo André até Recife de Araripe – piscinas naturais.

Praias – Santa Cruz de Cabrália – Bahia
Conheça as praias paradisíacas de Santa Cruz de Cabrália

Praia da Ponta de Santo Antônio
Praia da Ponta do Santo
Praia da Ponta Grande
Praia de Apuã
Praia de Arakakaí
Praia de Guaiú
Praia das Tartarugas
Praia de Jacumã
Praia de Lençóis
Praia de Mutari
Praia de Santo André

Pontos Turísticos – Santa Cruz de Cabrália – Bahia
A história da cidade de Santa Cruz de Cabrália iniciou-se no ano de 1500 com o descobrimento do Brasil, quando o navegador português Pedro Álvares Cabral a procura de um porto seguro, ancorou suas naus num ilhéu de águas claras e calmas, hoje Ilhéu de Coroa Vermelha, dentro de uma baía larga e aconchegante, hoje Baía de Cabrália.

Baía Cabrália
Enseada onde se encontra debruçada a cidade de Santa Cruz de Cabrália, descrita por Pero Vaz de Caminha na Carta como o porto seguro das naus e caravelas.

Coroa Alta
Durante o passeio de escuna, podemos visitar o Parque Marinho Coroa Alta, local de rara beleza: o barco sai do Porto de Cabrália, navegando pelo Rio João de Tiba entrando pelo mar. Chegando ao local, encontramos recifes de corais que formam piscinas naturais multicoloridas devido à existência de peixes e crustáceos de cores variadas. Coroa Alta possui areias douradas e é uma excelente opção para mergulho e pesquisa oceanográfica

Coroa Vermelha
Local de relevante importância na história do Brasil, suas areias brancas e mar tranqüilo testemunharam o encontro dos portugueses com os índios Tupiniquins. Sua beleza foi descrita na Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500. Dentre os atrativos naturais, os visitantes podem conhecer durante a maré baixa, o Ilhéu de Coroa Vermelha, local da 1ª Missa celebrada no Brasil, o Memorial do Encontro, representado por uma grande cruz em aço erguida na ocasião da comemoração dos 500 anos, a aldeia e o Museu Indígena Pataxó.

Rio João de Tiba
Conhecido também como Rio Sernambetiba, se encontra com o Oceano Atlântico nas proximidades de Santo André. Os visitantes podem desfrutar da vista do rio através dos passeios de escuna, além de observar os belíssimos manguezais que ficam as margens do rio.

Santo André
Santo André é destaque no roteiro nacional do turismo. O encontro do Rio João de Tiba com o Oceano Atlântico é uma das inúmeras características marcantes que torna Santo André um local de beleza única, permitindo o banho de água doce na maré vazante e salgada na cheia. Localiza-se dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) de Santo Antônio. Além dos atrativos naturais, os visitantes podem desfrutar da hospitalidade dos moradores da vila e da excelente infra-estrutura para hospedagem e usufruir momentos de paz e harmonia com a natureza.

Santo Antônio
No dia 31 de julho de 2005, o povoado de Santo Antônio ganhou a maior estátua de Santo Antônio do mundo, com 15,5m de altura, localizada no ponto mais alto da Fazenda Santuário.

Como chegar – Santa Cruz de Cabrália – Bahia
Santa Cruz de Cabrália está a 727 km de Salvador

Partindo de Porto Seguro são 23 km até Santa Cruz de Cabrália.

Via Terrestre
• Diversos horários de ônibus partem de Porto Seguro até a localidade, saindo do Terminal Rodoviário.

Via Aérea
• De avião, o acesso é através do Aeroporto de Porto Seguro.

Onde Ficar em Santa Cruz de Cabrália – Bahia.
Você encontra inúmeras opções de hospedagem para escolher entre resorts, hotéis e pousadas em Santa Cruz de Cabrália, todos com muito conforto e tranquilidade.

Fechar Menu